14/09/14

A 4 da liderança


E por culpa própria. Descontando o empate na Luz, que é um jogo diferente dos outros 3, o Sporting sente sempre dificuldades para marcar. Porquê? Porque está demasiado agarrado ao ano anterior. Ainda quer fazer tudo pelas alas. Jogar pelas alas, marcar pelas alas, até os almoços de equipa devem ser pelas alas. É óbvio que não podemos passar a afunilar o jogo, mas temos de ser capazes de jogar pelo exterior e pelo interior. Aqui entra a velha questão. Tem de jogar Montero. Slimani ontem tentou fazer o jogo do colombiano. Tentou jogar em tabelas, passes curtos, mas não é o seu estilo. Slimani serve para concretizar jogadas e mais nada que isso. Ontem foi perdulário mas está tudo bem, já se fosse Montero a desperdiçar uma das 3 oportunidades levava uma assobiadela. Mais vale cair em graça do que ser engraçado.

Tirando Nani, ninguém tenta explorar o meio. Está tudo formatado para ir para a ala e tirar um cruzamento para a área. No fundo andamos a facilitar a tarefa aos centrais adversários. Balões para a área? Venham eles, respondem praticamente todas as duplas desta liga. Era algo que estava diferente na pré-época e voltou à previsibilidade da segunda metade da época de Jardim.

Marco Silva parece ter voltado atrás nas suas ideias noutro aspecto. Na Taça de Honra, com Rosell em campo, o Sporting tinha uma saída de bola semelhante à do Benfica. Trinco no meio dos centrais e a bola sai para um dos médios centro. Ora a bola agora sai pelos centrais, o que não é aconselhável com estes centrais. Mauricio e Saar não são Dier ou Rojo. Solução? William recuar para construir mais atrás e Paulo Oliveira substituir um Maurício que é uma sombra do ano anterior. Caga nos estatutos oh Marco, parte 1.

Ontem acho que Marco Silva não leu bem o jogo. Tirou Carrillo quando este estava bem, mesmo considerando que Capel é menos mau neste jogo de "bola para a área a ver se o Slimani lhe chega" e tirou Martins quando Adrien jogava bem pior que o seu companheiro. Foi uma questão de estatuto. Martins estava a jogar bem, era dos poucos que entendia as movimentações interiores de Nani e saiu. Adrien continuou mal até ao fim do jogo, parecendo que lhe fez mal a ida ao Clube do Mendes. Caga nos estatutos oh Marco, parte 2. Depois meter Montero a 10 minutos do fim para um jogo de balão para a área é escusado. Mais vale subir Naby Saar e não gastar a substituição. A equipa não joga pelo meio, ignora-o e assim Montero anda em campo a ver a bola passar-lhe por cima da cabeça sem ter grandes hipóteses de ser decisivo. Lá está, Montero devia ser o titular e Slimani é que devia ser o homem do desespero.

O Sporting a espaços jogou bem, principalmente até ao golo do Belenenses, mas tem algumas coisas para corrigir. Não está nada perdido à quarta jornada, mas há que ter coragem de alterar e de mexer um bocadinho com os estatutos, de ir um bocadinho contra a vontade da bancada. Com algumas trocas e afinações este Sporting melhorará muito. Matéria prima não falta, mesmo que haja quem ache que os reforços são todos uma merda. Mais do que isso, temos no banco o homem que melhor conhece as limitações deste Sporting. Foi ele o único que não sofreu golos leoninos a época passada.

Uma palavra ao senhor que faleceu no Topo Sul ontem. Caiu em casa, junto dos seus. Que descanse em paz.

6 comentários:

  1. Bom texto! Especialmente de acordo com a questão dos estatutos.

    Acredito que com o Maribor o onze se mantenha (uma ou outra alteração pontual, nada mais), mas espero que com o Gil já se veja algo como

    Rui Patrício
    Esgaio
    Maurício/Paulo Oliveira (este último tem que assimilar as ideias de defesa à zona, quando o fizer acredito que saltará para o 11)
    Tobias Figueiredo (para mim é o melhor central que temos, mandem f*der a idade)
    J. Silva (será que joga? Ou o MS vai meter o Geraldes? Jefferson está suspenso...)
    William
    João Mário
    André Martins
    Carrillo
    Nani
    Montero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tiraria já Adrien da equipa. Não sendo um fora de série a nível atacante, é um complemente muito grande para o William a nível defensivo. É certo que o processo defensivo é colectivo, mas não vi o João Mário com um papel semelhante no Setúbal do ano passado.

      Tobias talvez. Eu preferia que ele crescesse mais um pouco, que desse umas casas na segunda liga, que aprendesse o que não aprendeu no empréstimo ao Reus. Mas não perde em nada para Saar sim. Acho que jogará o Silva. Por ter custado o que custou, por Geraldes nem na B andar a rodar.

      Eliminar
  2. Bom texto.. Apenas peca no titulo.. Querias dizer a pontos da liderança..

    ResponderEliminar
  3. Não esperava o deslize do Porto. Corrigido!

    SL

    ResponderEliminar
  4. Bem visto. A opção por Montero é de bradar aos céus. No domingo tinha marcado três com as bolas limpas que lhe chegaram aos pés. Montero é dos poucos que domina a mesma linguagem futebolística de Nani. Juntos podem fazer grandes coisas. Slimani é mais para o desespero. Concordo que usar Montero para a fase do chuveirinho é do domínio do disparate. Adrien esteve péssimo. Foi a excepção no seu percurso. Mas, num dia assim, só há uma coisa a fazer: banho mais cedo. João Mário é outro que não joga vá-se lá saber porquê. Como diz no post se o Marco cagar no estatuto a equipa só pode jogar melhor e ganhar quase sempre.

    ResponderEliminar