11/11/14

Falta-nos estofo

Quem nos vai lendo sabe que acho que este Sporting tem qualidade. Sempre o disse, mesmo quando todos afirmavam que os reforços eram todos maus. Uns são bons outros não. O que acontece em qualquer clube. Qualidade que se estende ao banco e à direcção. Por mais que ache que por vezes BdC não mede as consequências da forma como diz as coisas, gosto em geral do seu trabalho.

O problema é a falta de estofo. Estofo de campeão. Olhando para este plantel só Nani ganhou muita coisa. Capel também tem uns títulos e há umas quantas Taças espalhadas. Mas não é um plantel de gente habituada a ganhar.

Não interpretem isto como um "os outros são muito bons os nossos são maus". É indiscutivel que o Benfica é a equipa mais rodada, mais batida. Tem muita gente que joga junta há muito tempo e com o mesmo treinador. Mesmo sem jogar muito, para consumo interno dá de sobra.

O Porto vale pela qualidade individual, por ter de longe o melhor avançado do campeonato e ter encontrado alguns craques no país vizinho.

Já nós temos um conjunto que gosto, que podia ser melhor aqui e ali, mas que tem qualidade mais que suficiente para não estar a 8 pontos da liderança.
Falta-lhe killer instinct. Falta entrar como no Dragão em todos os jogos. Falta sufocar as equipas pequenas em Alvalade e até mesmo em sua casa. Não podemos pensar "os gajos têm boa equipa, temos de ter cuidado". Quem se deve cuidar são os outros! Quem vai jogar contra uma equipa grande são os outros!

E esta falta de estofo estende-se à bancada. Eu percebo que não haja hábito de vitória. É normal. Temos de ser frios e perceber que não ganhamos títulos ao ritmo que a nossa grandeza deveria obrigar. Mas isso não nos deve retirar exigência. Não nos deve impedir que fiquemos frustrados com um mau resultado. Cada um sofre com isto à sua maneira, mas acho que é sintomático quando no fim do jogo de domingo via mais gente interessada em tirar selfies do que a falar do jogo, a tentar perceber como é que 2 pontos tinham voado. Apesar de desprezar a maioria dos princípios sobre o qual o clube se rege, sempre invejei essa atitude nas pessoas do Porto. Construída sobre bases muito podres e falsas, mas vencedora e exigente.

Se calhar sou eu que sou doente e vivo demasiado isto e sinto muito a falta de ganhar, de levantar troféus. Ou se calhar temos mesmo falta de estofo.

Ps: ignorei propositadamente a arbitragem. Não é onde nos temos de concentrar agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário