01/01/15

Benfica e os "erros" de Janeiro

Pela 2ª época consecutiva o Benfica vende um jogador "nuclear" a meio da época. E, na minha opinião, o jogador mais "difícil" de substituir. Digo isto porque Matic, para a posição onde joga, é um jogador "fora do comum" - não é habitual ver um médio defensivo com tanta técnica e capacidade ofensiva. Desta vez foi Enzo, um médio centro que consegue romper linhas e progredir com a bola como se de um extremo se tratasse.

Desviando um pouco da parte táctica da coisa, o que é que leva o Benfica a dar estes tiros nos pés? Mas é claro que estamos em Janeiro, portanto a malta liga ao assunto. Se em  Maio forem todos para o Marquês, ninguém quer saber do que se passou antes. O facto é que podemos estar a correr riscos desnecessários... e porquê? Má gestão? Finanças? Porquê então? Alguém sabe explicar, sem ser pelas teorias da internet ou pelo que se lê nos jornais? O que é que leva o Benfica a vender um jogador tão importante em Janeiro?

O ano passado escrevi que como se ganhou tudo em Portugal, ninguém se ia lembrar de erros claros de gestão do plantel, na parte de constituição do mesmo. 2 laterais esquerdos por empréstimo (Siqueira e... Cortez) tendo o primeiro sido contratado no último dia. E a venda de Matic em Janeiro. Como em Maio se festejou... parece que foi tudo bem feito. E não foi... tal como não foi tudo mal feito  no ano do minuto 92, do tri-melão, etc etc.

Entrando no "futabol" da coisa, percebo a ideia de Jesus em meter Pizzi no meio, como já o fez algumas vezes. É um jogador de ala (pode não ser de raíz, mas sabe jogar aí) e pode "imitar" melhor Enzo Perez. Talvez a defender ainda esteja demasiado macio. Mas com trabalho, chega-se lá. Estranho que quando surgiram as primeiras jornalices a falar de Pizzi como substituto de Enzo, o mister foi criticado. Pizzi fez um joguinho bom aqui e ali, nomeadamente contra o Leverkusen, e agora qualquer coisa que não seja colocar o português naquela posição é uma estupidez e uma invenção.

Quando Jesus diz algo como "estou cá para encontrar soluções" cerca de 99% das pessoas não percebe. Mas o não perceber faz parte. Afinal de contas, o trabalho de um treinador é só meter 11 gajos em campo ao fim de semana... não é?
Qualquer pessoa que pratique ou tenha praticado um desporto colectivo de forma oficial, seja a que nível for, sabe que as coisas não são assim. Sabe certamente o tempo que se perde nos treinos... a treinar.
"O importante é que a gente jogue com 11. Desde que eu jogue com 11 não tenho problema nenhum. Não joga o Matic, joga o Manel."
"Não muda nada. O que muda é o nome do jogador. Nós trabalhamos com uma ideia de equipa, não trabalhamos com nomes de jogadores".

Ninguém sabe qual vai ser o desfecho desta época, mas se o treinador fosse outro, se calhar estava bem mais preocupado com a saída de Enzo. No entanto, não se percebe. E as hipóteses de insucesso aumentam, claro. Mas vamos com calma e nada de sofrer por antecipação.

Sobre a Taça da Liga... bom, eu também gostava de meter A ou B a jogar, menos utilizados e tal, mas esta competição surge depois das férias de Natal. Os mais utilizados têm de recuperar o ritmo nesta "2ª pré época". Era bem mais preocupante a exibição que fizemos contra o Nacional, se tivesse sido para o campeonato.

2 comentários:

  1. A venda de Enzo
    Será assim tão difícil de perceber que os bons jogadores que o Benfica teve, tem é virá a ter nunca, mas mesmo nunca dependará exclusivamente da direcção se são vendidos ou não, porque o Benfica muito embora seja um enorme clube mesmo a título mundial nunca pode competir com clubes que têm acesso a receitas 5 ou 10 ou mais vezes mais que o Benfica tem.
    Quem continuar a insistir no então porquê vender abaixo das cláusulas de rescizão devem pensar no rendimento do Enzo do ano passado e no deste ano, que na minha óptica é absolumente normal. Um ordenado de 3 milhões não dá que pensar? Se o Benfica tanbém os facultasse já pensaram no impacto que faria nos restantes elementos da equipa que auferem menos de um quarto?
    Abrir a boca ou a mente para escrever disparates só prejudica quem o faz.
    Há que interiorizar de uma vez por todas que o Benfica é enorme, mas teve a má sorte de ser fundado num país minúsculo e que sempre o será enquanto a corrupção imperar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é essa a questão. É o "timing" da venda e o que isso nos pode custar.
      Relativamente aos disparates isso é fácil. Basta dizer "quem não tem a mesma opinião que eu só diz disparates", assim ficamos logo conversados não?

      Eliminar