19/03/15

Os putos

Os que estão prontos
Confesso que apenas 3 me parecem prontos para fazerem parte do plantel da próxima época. Wallyson, Esgaio e Gauld. Nada impede que não possam fazer aqui e ali um jogo pelos B para não perder ritmo, mas são jogadores de equipa A.

Esgaio é o substituto ideal para Cédric. O segundo está a pouco mais de um ano de terminar o contrato e parece ter algum mercado. É a última hipótese de fazer algum dinheiro com ele. Futebolisticamente parece algo estagnado. Em sentido inverso, Esgaio tem crescido em Coimbra. Tem tido minutos, tem defendido muito e é cada vez mais lateral.

Wallyson é uma grande opção para o meio campo. Tem critério, visão de jogo e sabe defender bem. Admitindo a saída de um dos 3 "oitos" que temos no plantel, Wallyson será o jovem a subir.

Gauld é um caso à parte. Não se tratará de uma substituição, mas sim de um upgrade. Não há um nº10 no plantel e o escocês pode preencher essa vaga.

De todos eles alguém pode ser titular? Esgaio facilmente, os outros dois dependem de quem ficar e de quem chegar.
Ainda há Rubio para juntar a esta equação.


Os que ainda precisam de mais 5 minutinhos ao lume
Iuri e Chaby. Precisam de jogar em boas equipas de futebol. Mais do que em equipas que lutam para não descer, seria interessante que pudessem ter minutos em equipas que jogam para a metade superior da tabela. Rio Ave, Maritimo ou Guimarâes seriam destinos razoáveis para os dois.

Betinho também merecia um empréstimo justo, que lhe desse minutos e que não o metesse fora do país a treinar.

Para ficar na B
Ponde, Podence, Geraldes, Palhinha, Matheus, Gélson e Domingos. Tudo gente com 19 ou 20 anos acabados de fazer, a precisarem de minutos. São uma grande base para a equipa B do próximo ano. Voltaria a integrar Rubén Semedo nesta equipa, um pouco à imagem do que foi feito com Tobias.


Os "outsiders"
Dramé, Sacko, Cissé, Zezinho, Mica, Nuno Reis, Sambinha, Riquicho e King. Exceptuando Nuno Reis (que se perdeu ou se deixou perder), nenhum parece ter qualidade para fazer parte do plantel do Sporting. Talvez sejam mais baratos que um Capel ou um Magrão, mas não vão acrescentar muito mais do que estes têm feito.


O mister
Muito se confunde formação com vitórias. Se um clube é várias vezes campeão na formação, é porque está a fazer tudo bem. Nada mais errado. Um clube pode vencer todos os jogos de uma época por 10 golos de diferença apenas por ter os maiores jogadores daquele escalão. Isso estará muito mais esbatido numa equipa B, mas continua a ser a formação dos jogadores a ter de predominar sobre as vitórias dessa equipa. Será sempre mais fácil ensinar a ganhar, os jogadores vão aceitar mais facilmente a mensagem que lhes é passada, mas é com a dificuldade e com os novos desafios que os jogadores crescem e evoluem.

É por isto que continuo a não achar que João de Deus é o homem certo. Não está a fazer um mau trabalho, mas não é "o" homem para o trabalho. O Sporting não precisa de ensinar centrais a jogarem de chutão para a frente quando podem sair a jogar, assim como não precisa de um guarda-redes que não seja incentivado a dar a bola aos centrais em vez de atirar um charuto para a frente. Para isso é mais fácil ir buscar um Maurício da vida ao Brasil. Os jogadores têm de ser incentivados a jogar melhor, a jogar à grande, mesmo que isso lhes possa valer uma derrota neste ou naquele jogo, mesmo que errem neste ou naquele lance.
Com as várias saídas de Janeiro, o plantel B estabilizou, as rotinas aumentaram e os resultados melhoraram, mas continuamos não arriscar atrás, a não sair a jogar, a não fazer aquilo que terá de ser feito ao chegar à equipa A.

Percebo que João de Deus se esteja a proteger com este pragmatismo, mas para o objectivo da equipa B, acho que não serve.

1 comentário:

  1. Concordo em tudo. O Nuno Reis realmente é uma questão que nunca se vai entender, sempre lhe vi uma qualidade e maturidade acima da média.

    ResponderEliminar