28/04/15

Goleada à colombiana


É difícil não associar a vitória em Moreira de Cónegos ao nome de Fredy Montero. Marco Silva voltou a dar-lhe minutos e voltou a dar-lhe companhia. Não percebo porque razão Montero não joga mais vezes na frente acompanhado. O colombiano leva 12 golos nesta época, 9 dos quais com outro avançado em campo. Esteve sempre melhor quando a equipa jogou em 4-4-2 e sempre que marcou o Sporting não perdeu (apenas dois empates). Mais do que desperdiçar um jogador, estamos a desperdiçar uma ideia de jogo, algo que poderia potenciar melhor os nossos jogadores. Tanaka jogaria melhor em 4-4-2. Mané jogaria melhor em 4-4-2 ( na sua posição base, a avançado). João Mário e André Martins idem.

Muitos levantarão a questão do meio-campo. Que ficará menos protegido, que passará a estar em desvantagem numérica em relação aos adversários. O futebol não é estático, é dinâmico. Não é por um jogador ter um rótulo de avançado que não pode a certa altura do jogo ser lateral-direito, médio centro ou extremo esquerdo. Depende do que o jogo pede e da qualidade do jogador. Os que a têm mais facilmente cumprem em todas essas funções. 

Sim, vou falar outra vez de André Martins. Outra vez a jogar de frente para o jogo, outra vez a fazer uma boa exibição. Quantas vezes dobrou Jefferson, quantas bolas recuperou, quantos ataques iniciou com critério? Ah, mas não deu nas vistas nem andou a fazer piscinas atrás da bola. Realmente não presta. Uma pena se realmente se confirmar a sua saída no final da época.

O terceiro lugar está fechado. Será interessante ver a rotação que Marco Silva promoverá até ao Jamor. Na próxima semana não há William. Nova oportunidade para Rosell ou continua o sistema que mais favorece os jogadores do Sporting? Não tenhas medo Marco!

2 comentários:

  1. Era bom que ainda chegassem ao segundo.

    ResponderEliminar
  2. DN

    Concordo com a generalidade. É uma pena que quer Montero quer Martins pareçam tão sub-aproveitados

    ResponderEliminar