05/06/15

A justa causa de Marco e as baboseiras

Está consumado e por justa causa. Futebolisticamente falando, já dei a minha opinião sobre Marco Silva (Ler aqui).

Será mesmo justa a causa? Espero para ver, em vez de dizer e escrever já enormidades. Mesmo que seja, acharia sempre tudo isto evitável. Se por um lado tudo aquilo que se diz "que o Marco possa ter feito" é demasiado grave, por outro (dada a hipotética gravidade) não teria sido despedido logo em Dezembro?
Este foi o maior erro de Bruno de Carvalho. Se realmente tem algo que justifique a rescisão, já o teria naquela altura. Terá preferido que fosse José Eduardo a dar recados para facilitar a tarefa? Não sei, não me pareceu a melhor estratégia, quer moralmente quer para o objectivo que pretendia. Sei que se tivesse tomado esta decisão em Dezembro e a explicasse aos sócios, teria sido entendido. Fazendo as coisas como fez, acabou por abrir o flanco.

Mesmo com este erro crasso de Bruno de Carvalho, continuam a existir coisas que me fazem rir e pensar que tivemos o que merecemos durante muitos anos.

1. Desculpem-me se, mesmo ganhando pouco nos últimos largos anos, quero ganhar sempre. Tenho ouvido falar numa época excepcional do Sporting.
Fizemos uma campanha muito digna na Liga dos Campeões, ficámos em 3º (com o 3º maior orçamento) e vencemos a Taça de Portugal. Mais do que isto era milagre? Não creio. A época foi razoável, normal. Excepcional é conversa de adepto do Belenenses ou do Paços, com todo o respeito que estes me merecem.

2. Há algo que não bate certo. A época é excepcional porque a equipa é fraca. Então a equipa é fraca e ao mesmo tempo é uma vergonha o Adrien e o Cédric não irem à Selecção? O Slimani vale uns 15 milhões, o Jefferson só devia sair por 10 e o William pela cláusula? Não bate certo não é? Mais uma vez, nem 8 nem 80. Nem a equipa é assim tão fraca ou tão boa, nem a época foi assim tão má ou tão excepcional.

3.Tenho visto muita gente a dizer "é com atitudes destas que tiram adeptos do estádio. Eu sou um deles!". Curioso que usam a palavra adeptos. Reforço, adeptos. Ainda não ouvi nenhum sócio com lugar de época dizer que rasga o cartão e que faz isto e que atropela Bruno de Carvalho se o vir numa passadeira. Quem diz estas enormidades são os mesmos que vão estar em extâse quando se ganhar o primeiro jogo, os mesmo que vão dizer "eu sempre acreditei no presidente!", os mesmos que assistiram impávidos e serenos ao assalto de 17 anos de que o clube foi alvo, os mesmos que acham que ficar à frente do Benfica basta para uma boa época.

4. Estão revoltados e indignados com este presidente? Façam-se sócios e façam-se ouvir numa AG, votem daqui a 2 anos. Lembrem-se é de uma coisa. Não podem ser sócios só nos dias em que a bola entra e o futebol ganha.

Eu não sou do Bruno, do Marco, do Jesus, do Dias da Cunha, do Bettencourt ou do Inácio. Sou do Sporting Clube de Portugal.
Não querem ir ao estádio? Melhor, é de maneira que não saem 10 minutos antes da hora.

1 comentário: