22/12/13

A fruta pode ser servida de várias maneiras

 
Foram dois pontos perdidos.
 
O jogo
O Sporting tentou desde o primeiro minuto e desde esse minuto o Nacional apenas tentou não perder e aproveitar um qualquer contra-ataque. Ia sendo bem sucedido na segunda parte. Patrício voltou a não ser chamado a salvar e isso mostra que o Nacional "foi claramente quem teve as melhores ocasiões".
 
Ao contrário do jogo da semana passada, o Sporting rapidamente se conseguiu impor no jogo. Com algum excesso de vontade, o que tornou o ataque atabalhoado em certas jogadas, mas sempre sem que o Nacional conseguisse assumir algo mais do que uma postura defensiva em todo o jogo.
 
Mas com este jogo, e até por todo este domínio, ficou mais uma vez à vista o calcanhar de Aquiles deste plantel. Sem competições europeias e com as limitações financeiras que se conhecem, o plantel precisaria de mais 1 ou 2 jogadores de ataque. Sim, de ataque. Um médio verdadeiramente ofensivo e um extremo. Wilson é bom jogador, mas não é o tipo de jogador que mexa com um jogo fechado como o de ontem. Gosto dele, mas não é este tipo de jogador. Mané é um menino. Ora num jogo em que Capel não jogou e Carrillo se perdeu depois do intervalo, falta um outro abre-latas no banco.
O médio é o meu velho cavalo de batalha. Vítor não é um médio de grande equipa. Não é mau jogador, mas não me parece que seja capaz de ser uma verdadeira solução. E foi por isso que Jardim puxou logo do trunfo argelino ao intervalo. O problema é que com isso o Sporting perdeu o meio campo e até deu maior liberdade ao Nacional para respirar e pegar mais no jogo. Esse jogador até podia ser o meu mal amado Labyad. Se Jardim transformou Rojo num central fiável, deixem-me acreditar que faria de Labyad o médio ofensivo que o plantel precisa.
 
A arbitragem
Não vou ficar agarrado ao lance de Slimani. Esse é simples. São dois erros. Slimani não faz falta, mas sim Montero quando a bola cruza a área a primeira vez. Não só a equipa de arbitragem ( creio que foi o bandeirinha ) marcou a falta que não existia, como não assinalou a que existia. Não seria golo de qualquer forma, mas o erro existe.
O que me chateou mesmo foi tudo o resto. O título fala de fruta e foi disso que os jogadores do Nacional andaram a distribuir na primeira parte. Fruta e da boa, ao ponto de lesionarem Martins, de Jefferson não ter ficado bem tratado. Apesar da brutalidade dos jogadores do Nacional, nem cartões nem faltas. Ao intervalo até era o Sporting a equipa mais faltosa. Bastará rever o jogo para se perceber que essa estatística atesta bem a qualidade da arbitragem de ontem. Não deixa de ser curioso que Manuel Mota fosse até ontem o árbitro com a maior média de cartões, quer amarelos quer vermelhos, por jogo. Ontem deixou-os em casa.
Não foi um roubo o que se passou ontem em Alvalade. Foi sim, uma arbitragem muito bem preparada.
 
 
O resto
Pese embora tudo isto, creio que nenhum Sportinguista não tem motivos para deixar de estar orgulhoso em tudo o que foi feito até agora. Sempre se falou que o Natal era o Cabo das Tormentas do Sporting. Mesmo com o resultado de ontem, o Sporting segue em primeiro e tem um Natal como já não tinha há muito.

2 comentários:

  1. Não consigo entender como alguém (seja de que clube for) consegue achar que existe falta do Montero, é que pelo mesmo critério não havia canto que não terminasse em penalty ou falta ofensiva, se reparares 1 segundo antes do encontrão de Montero é o defesa do Nacional que esta a usar os braços para ganhar posição e achas que devia ter sido marcado penalti?

    Em relação ao jogo concordo contigo, o SCP até fez uma 1ª parte interessante mas a opção pelo 4-2-4 logo no inicio da 2ª parte partiu completamente a equipa e fez com que perdêssemos o meio campo, tenho a opinião que se o golo é validado o LJ ia corrigir o erro e tirar Montero para reforçar o meio campo.

    Abraço e Feliz Natal

    ResponderEliminar
  2. É uma falta de televisão, mas existe. Admito que o árbitro não a visse. É como os 1000 penaltis que existem nos cantos. Existem, mas é humanamente impossível ao árbitro e assistentes ver todos eles.

    Abraço e Bom Natal

    ResponderEliminar