16/06/15

O "mau" ano das modalidades do Sporting

Com a derrota de ontem, o Sporting fechou esta época sem vencer qualquer título nacional nas principais modalidades "amadoras" (que já não o são).


No Futsal esteve onde costuma estar, sem os resultados dos costumes. Foi a todas as decisões, Final Four da Uefa e da Taça e final do campeonato. Em todas elas perdeu frente a uma equipa melhor. Foram dignos, mas não foram o que tantas vezes nos mostraram, os melhores. 

Nos últimos 10 anos, foram 5 títulos para Alvalade e 5 para a Luz. Nunca é bom perder, mas neste caso, é relativamente normal, tendo em conta o equilíbrio de forças existente entre as duas equipas.

Uma obrigado ao Cristiano e ao Marcelinho, por sempre terem defendido esta camisola com tudo e terem contribuído em várias conquistas. Para Alex não há palavras. É a par de Benedito, o melhor jogador da história da secção. É um dos nossos.

Na próxima época voltaremos a estar nas decisões, como temos estado quase sempre. Foi isso que esta secção nos habituou e o trabalho já está à vista (Merlim assinou hoje).

Em feminino subimos de divisão e estivemos na Final Four da Taça de Portugal. Um ano de grande sucesso e crescimento para estas leoas!





No Andebol o Sporting voltou a ser segundo, estando mais perto do título do que alguma vez havia estado desde 2006. Campeonato decidido na negra com dois prolongamentos. Por aqui se percebe quão renhido foi este campeonato. 
Falhou-se onde costumávamos ser fortes, na Taça de Portugal, perdendo na Final Four contra o vencedor ABC. 
Fala-se numa aposta reforçada na secção para a próxima época, tentando quebrar a larga hegemonia do Porto. É altura de voltarmos a tomar o lugar que é nosso, por direito, nesta modalidade.


No Hóquei regresso aos títulos e às decisões. Regressamos às finais e às conquistas europeias e estivemos na final da Taça. O único objectivo falhado foi a não qualificação para a Liga Europeia. O crescimento tem sido sustentado, graças ao grande trabalho do Eng. Gilberto Borges, e o próximo ano não parece ser diferente. "Zorro" e Centeno são dois reforços que vão fazer crescer a equipa e aproximar o Sporting dos candidatos ao título.


No Atletismo os títulos têm sido conquistados em número mais reduzido que no passado. Tem sido a modalidade em que o desinvestimento mais se tem sentido. Pese embora alguns resultados positivos (pentacampeonato feminino ao ar livre) a hegemonia de outrora perdeu-se.


Quero com isto dizer que está tudo bem ou que está tudo mal? Nem uma nem outra. Avaliando por estas modalidades e por outras (Natação, Basquetebol, Ténis de Mesa, Judo, etc), o panorama está mais ou menos semelhante. A "desilusão" foi o Futsal, que nos habituou a uns últimos anos repletos de vitórias e conquistas. De resto até houve evolução, as mais notórias no Futsal Feminino, Hóquei e Basket feminino.


O problema? Em Portugal, ou se ganha e somos os melhores ou somos os piores do mundo. Business as usual.




3 comentários:

  1. A noticia da saída do Alex ainda hoje está a ser dolorosa. Mega craque.

    ResponderEliminar
  2. Caro Nalitizis, acresce (á sua última frase) o "quem ganha".
    E o facto de ter sido o SLB a vencer todas as principais modalidades, com excepção do andebol, causa também alguma celeuma adicional.

    Bom texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora. Isso ainda conta muito para muito idiota que se diz sportinguista.

      Eliminar