22/11/15

A injustiça e uma superioridade avassaladora


Escrevi no twitter, no final dos 90 minutos que era injusto para o Sporting ir a prolongamento. Era o que melhor resumia o jogo até então, tal a diferença de argumentos entre as duas equipas. 

O Sporting é uma equipa bem trabalhada que ainda não atingiu o seu ponto de rebuçado (as equipas de Jesus são melhores em Fevereiro/Março) mas  sabe sempre o que tem de fazer, sabe reagir ao que o jogo oferece e pede, sabe estar em campo em qualquer momento do jogo.
Do outro lado tudo diferente. Vi muitas equipas fracas dos dois lados desde que vou à bola ainda no velho Alvalade, mas não me lembro de um Benfica tão fraco, sem ideias, sem capacidade para fazer 3 passes seguidos. É confrangedor ver um conjunto de alguns bons jogadores completamente perdido em campo, vivendo à base de algum rasgo individual. É algo a que, infelizmente, estava mais acostumado a ver deste lado.

O Benfica fez um golo num bom contra-ataque e saiu de Alvalade aos 6 minutos, não mais sendo visto. Nos 116 minutos seguintes apenas existiu uma equipa em campo, com dois maestros a dirigirem a orquestra. João Mário e Bryan Ruiz fizeram um jogo impressionante. São dois "10" a jogar a partir de uma ala, muitas vezes indo para o meio onde a bola se torna mais perigosa para o adversário, e que bem que o fazem. Com William a meter Gaitán no bolso e Adrien com um jogo com uma agressividade defensiva mais adequada ao modelo de Jesus, o jogo foi de sentido único.

Quem nos segue lembra-se de um artigo em que dizia que com William e Ewerton a equipa atacaria melhor. O brasileiro dá coisas que Paulo Oliveira e Naldo não são capazes. A saída de bola dá-se com outra qualidade, com mais perigo para o adversário. O tal patrão da defesa está ali, não é preciso mexer mais. Assim aguente o físico. 
Posso só dizer que é um crime se Esgaio for emprestado? Vou repetir isto até janeiro.

Muitas vezes aponto os evidentes defeitos de Slimani. Estão à vista e são notórios. Mas o argelino tem outras (grandes) qualidades. Uma equipa também se cria por atitudes, pela união entre os seus membros. Slimani é nesta altura a sua alma, aquele que dá o mote para que todos consigam fazer mais um pouco, consigam correr mais uns metros, para que todos sejam capazes de deixar tudo em campo. A vitória é de todos, adeptos, Jesus, jogadores, mas a fatia de Leão hoje é de Slimani.

Para quem acreditava que Jesus não era a pedra-chave no sucesso que uns tiverem e que outros podem vir a ter, os jogos (mais do que os resultados) não mentem. 
Domínio no primeiro round, superioridade no segundo e um "amasso" no terceiro. Durante 6 anos, os papéis estiveram trocados.

Ps: Quando Mitroglou marcou, vários adeptos benfiquistas celebraram nas bancadas de sócios do Sporting. Sem problemas, sem provocações, sem stress. Devia ser sempre assim, afinal de contas só lá fomos para ver a bola.


6 comentários:

  1. Parabéns. Infelizmente para mim, grande análise.

    ResponderEliminar
  2. Superioridade avassaladora vi eu no Real-Barca.No SCP-SLB vi uma equipa que foi melhor que a outra e mereceu vencer mas tambem foi beneficiada por o arbitro,nao que isso seja desculpa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me diga que a superioridade num jogo apenas se mede em golos marcados? Eu acho que foi mais notória ontem a superioridade do que no jogo da Luz.

      Nunca houve dúvida de qual seria o vencedor, nunca o Benfica criou qualquer perigo. É uma equipa fraca que não tem capacidade para mais do que tentar aguentar-se sem sofrer um golo, por culpa de quem a comanda.

      A superioridade avassaladora nota-se quando se defrontam duas equipas e uma sabe o que fazer em todos os momentos do jogo, sabendo reagir a tudo o que este oferece. Do lado oposto é exactamente o contrário.

      Eliminar
  3. Red, vai ler a Bola, e vê nos casos do jogo. Lá diz quem foi beneficiado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual bola qual caracas,eu vi o jogo e nao preciso que ninguem me venha dizer quem foi beneficiado.E eu tambem disse que o SCP mereceu ganhar,o que e que queres que eu diga mais?So nao concordo que tenha sido uma superiodidade avassaladora.Para mim Slimani devia ter sido expulso aos 33 minutos por agressao ao Samaris e qualquer erro a favor do SLBenfica a seguir a isso e irrelevante porque o SCP ficaria a jogar com 10 e tudo seria diferente.Mas nao ha desculpa,o SLBenfica tem culpas propias e estar a focar no arbitro e ridiculo e nao nos leva a lado nenhum.

      Eliminar
  4. Grande análise e concordo no seu todo com aquilo que o autor descreve.
    No final, o P.S. , na minha módesta ótica, é o melhor paragrafo do texto. Acima de tudo é só um jogo de futebol, nada mais

    ResponderEliminar