03/01/16

O mais forte candidato ao título mora em Alvalade


Percebo o que Jesus diz pela falta de hábito que o Sporting tem de, nos últimos anos, andar verdadeiramente na luta pelo título.

É impossível esconder o seu grande trabalho e a forma como já mudou esta equipa. A forma como o Sporting aborda os jogos, a forma como venceu os seus dois rivais directos nesta volta mostram que é a melhor equipa. Poderá não ser campeã, porque o campeonato é muito fraco e uma escorregadela é fatal, mas é a equipa que está mais bem preparada para o ser. O Porto é mais forte individualmente e o Benfica vai ganhando sem jogar futebol. Mesmo mais forte colectivamente, o Sporting não tem uma vantagem assim tão confortável.

Numa primeira parte mais disputada, notou-se uma grande diferença neste Sporting para o da época transacta. João Mário o ano passado era um bom jogador, mas não era este monstro que agora aparece em campo. O próprio Adrien, que tantas vezes aqui critiquei por falhar demasiado defensivamente, ontem fez um jogo exemplar nesse aspecto. João Pereira, Oliveira, Naldo e Jefferson. Nenhum é extraordinariamente bom e formam a defesa menos batida da Liga. Não é sorte, é trabalho, trabalho de Jesus.

A primeira parte foi sendo disputada por culpa de dois jogadores, Brahimi e Corona. Era pelo possível perigo que podiam criar que o jogo se ia equilibrando. O Porto acabava por segurar mais a bola e é uma equipa que sabe pressionar rápido quando perde a bola. Até ao intervalo isso foi bastando para equilibrar o jogo, mas não o marcador. Slimani de cabeça é fatal.

Na segunda parte, um jogo completamente diferente. O meio-campo do Porto nunca foi capaz de ter bola como na primeira parte, abusou ainda mais do passe longo do que havia feito na primeira parte e o jogo ficou à disposição do Sporting, que o controlou defensivamente enquanto tentava ampliar a vantagem progredindo rapidamente no campo. Foi assim que criou várias oportunidades para marca e foi assim que matou o jogo. Grande passe de Ruiz e boa finalização de Slimani.

Esta vitória não resolve nada, apenas devolve a melhor equipa à liderança do campeonato. Segue-se uma deslocação a Setúbal e dois jogos seguidos em casa. Três jogos de vitória obrigatória. É nesta altura que o Sporting tem de tentar ampliar a vantagem. Em Fevereiro volta a Europa e os jogos importantes vão acumular-se.

Uma última nota para a arbitragem. Não influenciou o resultado, mas foi fraquinha. Não consigo gostar de árbitros que apenas conseguem controlar jogos distribuindo amarelos por parvoíces.

Sem comentários:

Enviar um comentário