12/12/14

A chatice de ser Marco Silva

Não me interpretem mal, adorava estar no lugar do Marco.

Mas acho que não deve haver posição mais ingrata para um treinador em Portugal que ser o líder do actual Sporting. Se por um lado a equipa é boa e tem qualidade, não tem ainda as armas dos outros rivais, embora a maioria dos Sportinguistas ache que sim. Não tem laterais de 15 milhões de euros, médios de 10 milhões ou pontas de lança de 8. A médio prazo a diferença nota-se.

Tem uma equipa boa sim, tem jogadores bons, mas também tem jogadores razoáveis, em maior número que os rivais. Penso naquela que seria a equipa ideal deste campeonato e apenas 2 jogadores do Sporting entrariam nessa equipa, Nani e Rui Patrício.

Marco Silva fica ainda preso por duas questões. Vai quase de certeza fazer menos pontos que Leonardo Jardim, porque não é tão calculista, porque arrisca mais e porque a época passada do Sporting foi irrepetível na relação pontos/qualidade da equipa.
Tem também contra si um número de jogos bastante superior, mais 14 no mínimo, o que também facilitou a elevada pontuação da época passada.

Ora já se diz que Marco Silva não tem calo, que é inexperiente. Não digo que não, estranho seria que um treinador com 3 anos de função já conhecesse todos os truques do ofício. Mas só se aprende jogando e treinando, contra os melhores de preferência. Marco Silva tem (e muita) qualidade. Já o demonstrou no Estoril e tem feito o mesmo no Sporting, mesmo que os resultados no campeonato não tenham sido os melhores até ao momento. Tem um ás que Jardim não teve, mas também tem um conjunto de centrais de menor valia e um William em sub-rendimento, exceptuando algumas raras boas exibições.

É no entanto indiscutível que o futebol ofensivo do Sporting melhorou, cresceu. Já o seu processo defensivo regrediu um pouco. Pela qualidade dos intervenientes? Talvez, mas também porque a equipa domina mais os jogos, tem mais bola e não espera tanto pelos erros do adversário. É a velha questão da manta que não estica.

Fala-se bastante da necessidade de reforçar o centro da defesa. É notória a falta de qualidade de uns e de experiência de outros. Dos nomes mais falados (Bruno Alves e Ricardo Costa) preferia o segundo. Bruno Alves sempre foi um jogador demasiado físico, demasiado agressivo. Duvido que o tratamento que os árbitros lhe davam a Norte, fosse replicado em Alvalade. Mas também por uma questão de qualidade. Ricardo Costa não era bom quando saiu do Porto, mas cresceu muito em Espanha. Tornou-se um bom central, um líder. Encaixa bem no que o Sporting precisa, até pelo calo que já traz. Caso não sirva, há um bom central escondido na nossa liga. Yohan Tavares. Não é um novato (26 anos) e acrescentaria qualidade. Tem o handicap de já não poder jogar na Liga Europa.

Eu acrescento outro ponto, dar banco a William e lançar Rosell. Sou fã do rapaz de Mira Sintra, mas não está a corresponder e tem de ser dada uma oportunidade ao catalão.

É esse o teste de Marco Silva. Ser capaz de manter o bom que deu à equipa a nível ofensivo e dotá-la de melhores conceitos defensivos, seja através dos jogadores ou do processo. Terá também de ser capaz de convencer alguns adeptos estupidamente exigentes que vão estar sempre a olhar para a pontuação de Leonardo Jardim como a bitola normal, ignorando as condições excepcionais em que foi obtida.

2 comentários:

  1. Grande texto
    acho que muito resumidamente disseste tudo, eu sou sportinguista, e talvez so acho que te faltou falar de 1 coisa:

    questão André Martins / João Mario / Montero

    o André Martins, outro, tal como William, a metade da época passada, e o Marco está com 1 dor de cabeça na minha opinião entre se João Mário, ou troca a tactica e poem o Montero atras do Slimani, mais avançado do que andre ou joao fazem
    acho que essa questao tambem teria sido importante teres abordado

    de resto, 5*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É algo que depende um bocado do tipo de jogo. Por mais que perceba que Slimani dá outra profundidade, eu teria posto Montero de início a ponta de lança em Londres. Permitiria ter a bola mais tempo e condicionar mais as transições rápidas do Chelsea.

      André Martins é uma velha batalha minha. Eu gosto dele, acho é que joga na mesma posição do Adrien. É um jogador diferente, mas nem por isso menos competente. João Mário igual, embora tenha outra capacidade de jogar de costas para a baliza.

      Montero é de longe o melhor na posição de apoio ao ponta de lança, fazendo um papel muito semelhante ao que Saviola fazia no 1º ano de Jesus no Benfica.

      Não acho sequer que haja uma troca de táctica. Montero nunca jogará a par de Slimani. Jogará exactamente na mesma posição do André ou do João. Simplesmente é um jogador diferente dos outros. É um bocado a questão dos rótulos. Se temos André Martins ou João Mário jogamos com 3 médios, se temos Montero jogamos com 2 avançados. O Sporting joga sempre da mesma maneira, uma espécie de 4231, mudando o elemento central do 3. É como o jogo da Luz do ano passado, o Sporting jogou de forma igual nesse dia (até Jesus o referiu) simplesmente jogo com o Montero e Slimani, levando Martins para uma ala.

      Eliminar